RECREAÇÃO
Não faltou alegria e muita animação na gincana escolar e no AULÃO do ensino médio. O evento ocorreu no dia 26 de novembro de 2011.
Dia Nacional Da Consciência Negra
No dia 20 de novembro comemora-se o Dia Nacional da Consciência Negra, em homenagem à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.
O quilombo era uma localidade situada na Serra da Barriga, onde escravos se refugiavam. Com o passar dos anos, chegou a atingir uma população de vinte mil habitantes, em razão do aumento das fugas dos escravos.
Os escravos serviam para fazer os trabalhos pesados que o homem branco não realizava, eles não tinham condições dignas de vida, eram maltratados, apanhavam, ficavam amarrados dia e noite em troncos, eram castigados, ficavam sem água e sem comida, suas casas eram as senzalas, onde dormiam no chão de terra batida.
Muitas pessoas eram contra essa forma de tratar os negros e várias tentativas aconteceram ao longo da história para defender seus direitos. Em 1871 a Lei do Ventre Livre libertou os filhos de escravos que ainda iriam nascer; em 1885 a Lei dos Sexagenários deu direito à liberdade aos escravos com mais de sessenta anos.
Mas Princesa Isabel foi a responsável pela libertação dos escravos, quando assinou a Lei Áurea, em 13 de maio de 1888, dando-os direito de ir embora das fazendas em que trabalhavam ou de continuar morando com seus patrões, como empregados e não mais como escravos.
O dia da consciência negra é uma forma de lembrar o sofrimento dos negros ao longo da história, desde a época da colonização do Brasil, tentando garantir seus direitos sociais.
Hoje temos várias leis que defendem esses direitos, como a de cotas nas universidades, pois acredita-se que, em razão dos negros terem sido marginalizados após o período de escravidão, não conseguiram conquistar os mesmos espaços de trabalho que o homem branco.
Na época da escravidão os negros não tinham direito ao estudo ou a aprender outros tipos de trabalho que não fossem os braçais, ficando presos a esse tipo de tarefa.
Muitos deles, estando libertos, continuaram na mesma vida por não terem condições de se sustentar.
O dia da consciência negra é marcado pela luta contra o preconceito racial, contra a inferioridade da classe perante a sociedade. Além desses assuntos, enfatizam sobre o respeito enquanto pessoas humanas, além de discutir e trabalhar para conscientizar as pessoas da importância da raça negra e de sua cultura na formação do povo brasileiro e da cultura do nosso país.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Graduada em Pedagogia
Show de Talentos
Educar é oferecer oportunidade da criança ou adolescente expressar seu lado criativo, espontâneo e irreverente. Com esse objetivo a Escola Educação Básica Governador Celso Ramos promoveu no dia 15/11/2011 Show de Talentos.
18 de Outubro - Dia do Diretor de Escola
O Diretor de Escola é, por muitos motivos, uma figura exponencial na estrutura de qualquer sistema de ensino, seja público ou privado.
Suas funções alcançam praticamente todos os setores da escola, e múltiplos são os seus afazeres numa instituição que congrega milhares de alunos, centenas de pais, dezenas de professores e funcionários.
Suas responsabilidades são imensas, uma vez que estão sob seus cuidados crianças e jovens nem sempre preocupados consigo mesmos, ao longo dos 200 dias letivos, numa escola onde tudo pode acontecer, inclusive tragédias.
O Diretor é o mestre pensador, aquele que projeta a escola de qualidade desejada pela comunidade, embora quase nunca possível, pelos péssimos salários e condições de trabalho.
A tanto empenho do diretor, qual é a contrapartida dos governantes e das autoridades educacionais?
De concreto, nenhum. Geralmente, apenas pronunciamentos vazios e hipócritas, tais como "A Escola é a Cara do Diretor".
Em função de todas as adversidades que cercam nossa profissão, nós, diretores da escola pública estadual, neste 18 de outubro temos muito pouco a comemorar, a não ser o sentimento do dever cumprido.
Porque, acima de tudo, nós somos educadores!!!
Parabéns!!!
fonte texto. http://www.udemo.org.br/Dia%20Diretor09.htm
II Pastelada e Torneio Ensino Médio.
A Pastelada e o torneio foi um sucesso, agradecemos a todos que participaram!!
Parabéns aos vencedores do torneio.
Fotos do evento: Acesse!
I Seminário Catarinense dos Articuladores Pedagógicos
A Supervisora Escolar Josefina Silva, a Assistente Técnico pedagógica Roselaine Muller
Bortoli e a Orientadora Educacional Sinclair Biazotti, estiveram participando do Educasul 2011, I Seminário Catarinense dos Articuladores Pedagógicos nos dias 24,25 e 26 de Outubro, na Cidade de Florianópolis. Durante estes dias profissionais da PUC/SP, UFSC/SC e da SED trouxeram para discussão os seguintes temas: O papel do Articulador pedagógico como agente de mudanças no cotidiano escolar, A identidade do articulador pedagógico, o Articulador Pedagógico e o projeto político pedagógico, o Articulador pedagógico e a Formação Continuada na Escola.
Um dos pontos altos do evento foi a palestra "Liderança e Empreendedorismo nas escolas", proferida pelo psicoterapeuta, supervisor clínico e especialista em Psicologia Escolar, Leo Fraiman, um dos criadores da Metodologia "Orientação Profissional-Empregabilidade e Empreendedorismo (OPEE).
Homenagem que o SINTE recebeu da Assembléia Legislativa do Estado
Homenagem que o SINTE recebeu da Assembléia Legislativa do Estado, por solicitação da Deputada Luciane Carminatti, onde foi homenageada a nossa ilustre educadora, professora Josefina Silva Boscia, do EEB Celso Ramos.
Assinar:
Postagens (Atom)